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Pesquisa com consumidores gera crescimento de 21% na L´Oreal

O bom desempenho registrado no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado é fruto de uma estratégia adotada em 2008, quando a L'Oréal começou a vender fórmulas de produtos para cabelos 100% nacionais, pautados nas necessidades da brasileira. Antes, tudo era desenvolvido no exterior.
A subsidiária criou um centro de pesquisas no Rio de Janeiro que já responde por seis linhas e mais de 100 fórmulas de marcas como Elsève e Garnier. O laboratório, que custou estimados R$ 50 milhões, é o quarto em funcionamento fora da Europa e mostra a importância que o Brasil tem para a L'Oréal.

Mas não é só isso. A empresa resolveu fazer o investimento para aumentar sua participação no mercado nacional, hoje em torno de 14% – a Unilever é a líder com 17%. Era preciso entender as preferências da brasileira, para traduzir esse conhecimento em produtos específicos.

Em setembro de 2008, a empresa lançou a primeira linha gerada no Brasil – a Elsève Reparação Total 5 que, em abril deste ano, já era a mais vendida da marca Elsève e a terceira mais consumida no País. Ela foi criada depois de pesquisa que mostrou o interesse da consumidora por produtos que combatessem ao mesmo tempo cinco problemas: quebra dos fios, ressecamento, opacidade, rigidez e pontas duplas.

Outro lançamento, esse recente, é o Garnier Liso Absoluto, que torna escovas e chapinhas mais duradoras. Ele foi criado depois da constatação de que a brasileira tem fixação por fios lisos – um terço das consumidores quer se livrar das ondas.

Ainda mais agora, após divulgação do resultado das análises (ainda que questionáveis) de testes realizados pelo ProTeste com protetores e bloqueadores solares, onde a marca da L´Óreal figura entre as únicas duas marcas de protetor/bloqueador solar com 100% de aprovação, certamente a francesinha irá aumentar seu share também nesta categoria...
Em relação às análises do ProTeste...  ...Isto é uma outra história...
Fonte: Revista Exame e Dados do Mercado

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