DESTAQUES:

Grupo Pão de Açúcar investe em lojas ecoeficientes

Após o Wal-Mart, o Grupo Pão de Açúcar elegeu a bandeira PA (Pão de Açúcar) para inaugurar lojas ecoeficientes.

A bandeira inaugura no mês de dezembro três novas unidades verdes na cidade de São Paulo. Somada a outra filial aberta em Ribeirão Preto o projeto de supermercados sustentáveis já soma R$ 45 milhões em investimentos. As lojas de São Paulo ficam nos bairros da Vila Clementino, inaugurada hoje, na Vila Romana, ontem, e na Padre Antonio, no Brooklin, dia 15.

Um dos destaques do projeto de construção verde são os programas de reciclagem e de sacolas retornáveis, além de ações que visam reduzir o consumo de energia e água. Todos os estabelecimentos seguem o mesmo padrão de operação desde a inauguração do primeiro supermercado verde, aberto em junho de 2008, em Indaiatuba.
“O processo de concepção, implantação e operação de uma loja sustentável é complexo. Para isso foi preciso estudar e analisar a loja de Indaiatuba para que fosse possível padronizar os outros projetos ”, diz João Gravata, diretor de operações da rede Pão de Açúcar.

A loja da Vila Clementino foi construída dentro dos critérios da certificação internacional LEED (Liderança em Energia e Design Ambiental), que prevê eficiência no uso de recursos e diminuição do impacto sócio-ambiental no processo de construção. De acordo com o USBGC (Conselho de Edifícios Verdes dos Estados Unidos), com o uso do sistema LEED, é esperada uma economia de 30% em energia, 35% em emissões de carbono, 30% a 50% de água e até 90% no descarte de resíduos.

Os clientes que andarem pelos corredores do Pão de Açúcar vão se deparar com carinhos 100% confeccionados com material reciclado, sete opções de sacolas retornáveis com a frase “eu sou uma sacola verde”, como alternativa para as de plástico, e ações de incentivo, nas quais quem utilizar as novas embalagens ganha pontos para trocar por vale-compras.

A linha de alimentos orgânicos também é variada. As folhagens orgânicas, como alface, acelga, agrião e rúcula, terão como fornecedor uma fazenda que fica a 65 km de São Paulo. Na padaria, existe a opção de pães com farinha orgânica e, na seção de frios e laticínios, um espaço para produtos à base de soja, iogurtes orgânicos e queijos artesanais.
Fonte: GPA, SM

Pricing no varejo. Entrevista de Marcelo Aranha à Revista AlShop.

Pricing: Teoria, estratégia e dicas

Marcas Próprias. Conheça um pouco mais!

Solicite agora um estudo customizado para o seu negócio.

Solicite agora um estudo customizado para o seu negócio.
Cidade das Letras - Sebo Virtual www.cidadedasletras.com.br