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Mulher troca salão por cosméticos usados em casa

Em vez de passar horas e horas nos salões para cuidar do cabelo, das mãos e fazer a maquiagem, a consumidora agora compra produtos de beleza para utilizar em casa. O comportamento é mundial e foi constatado pela consultoria Euromonitor sobre hábitos de consumo em 2009. Fique atento, pois algumas tendências poderão, em breve, chegar ao Brasil.

Por conta dessa migração em vários países, aumentou a procura no varejo por coloração, bronzeadores, depilatórios, transformadores de cabelos e outros produtos que podem ser aplicados pela própria consumidora, além da maior demanda por kits. Também abriu oportunidades para o lançamento de versões para uso em casa de produtos utilizados nos salões de beleza, como cremes anticelulite e produtos para tratamento de pele em geral.

O mesmo aconteceu com itens de cuidados com os cabelos. A Unilever lançou, nos Estados Unidos, sua linha profissional Suave Professional para venda no varejo.

Já as vendas de coloração foram puxadas pelo lançamento das linhas de aplicação rápida, chamadas de “10 minutos”. Grandes fornecedores já atuam nesse segmento. Caso da marca Nice ‘n’ Easy Perfect 10, da Procter & Gamble, e do L’Oreal’s Excell 10.

No caso dos bronzeadores, alguns produtos vêm substituindo métodos artificiais, cada vez menos aceitos devido à propaganda negativa. Ganharam destaque as versões de fácil aplicação, como gel transparente e spray, e as que oferecem um bronzeamento gradual, pois podem ser controlados por quem usa.

Cuidados pessoais

O estudo da Euromonitor também apontou um crescimento de 32% em valor no mercado mundial de cuidados pessoais no ano passado – no Brasil, o aumento foi de 14,7%. A alta se deve principalmente pela crise mundial que levou as pessoas a se “mimarem” mais, justamente visando melhorar a aparência como forma de elevar a autoestima.

Também contribuiu para o crescimento desse mercado o fato de que as mulheres, em especial as jovens e adolescentes, cada vez mais são influenciadas pelas celebridades. O levantamento da consultoria constatou que as consumidoras adotam o estilo das estrelas do cinema e da música no cabelo, na maquiagem e nas roupas. Essa é uma tendência que já vem acontecendo há algum tempo, mas que se fortaleceu no último ano.

Outro destaque do levantamento foi a maior preocupação do público masculino com a beleza e a boa forma. Para se ter uma ideia, a Euromonitor aponta que eles representaram 29% dos frequentadores de spas nos Estados Unidos no ano passado.
Fonte: Alessandra Morita, SM

Pricing no varejo. Entrevista de Marcelo Aranha à Revista AlShop.

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