DESTAQUES:

Quem compra vinho é a mulher

Vou regularmente ao Brasil e constantemente vejo as mulheres analisarem os rótulos e escolherem bons vinhos. Em outubro passado fiz uma promoção para Sud de France, organismo que divulga os vinhos do Languedoc Roussillon no mundo, pude passar algumas horas no Super Nosso de Belo Horizonte e vi que elas sabem direitinho o que querem e focam na qualidade. Vi a mesma coisa no carioca Zona Sul e no Empório Frei Caneca em São Paulo. Os três supermercados possuem características e serviços de delis.

Produtores franceses, com apoio de agências de propaganda e marketing, desenvolvem, regularmente, para o mercado inglês etiquetas para as mulheres com mais de 35 anos, faixa de maior consumo na Inglaterra. Lá 60% dos consumidores são mulheres, não é a toa que um dos maiores críticos de vinho britânico seja uma mulher. Essas mulheres bebem ao menos uma garrafa por mês e consomem 70% do vinho francês que chega aos domínios da rainha Elisabeth.

Nos Estados Unidos as mulheres compram 70% dos vinhos e consomem 60%. 53% dos vinhos acima de US$15, de alta qualidade, são comprados por mulheres. Isto mostra que elas não apenas lideram nos supermercados, mas também são importantes nas delis e empórios. Fácil entender a associação gastronomia e vinho. Receitas de cozinha e harmonização por parte do segmento editorial.

A turma do curso de enologia do CFPPA de Narbonne, 2008, era de 55% de mulheres, quase todas profissionais do vinho.

Se existem críticos e jornalistas de vinhos mulheres em todo o mundo, isto é apenas um reflexo da sociedade onde as mulheres se interessam pelo vinho. Basta ver o quadro social da ABS s SBAV e perceber a força das mulheres tanto como alunas e tanto como monitoras. Uma nova leva de sommeliers mulheres tem se colocado nos restaurantes brasileiros. Simples questão de justiça.

Uma santé às mulheres do vinho.
Fonte: JB Online, por Rogerio Reboucas
 
Aproveite e solicite agora um estudo detalhado da categoria de vinhos no auto-serviço do Rio de Janeiro.  É grátis!  mail.varejomix@gmail.com

Pricing no varejo. Entrevista de Marcelo Aranha à Revista AlShop.

Pricing: Teoria, estratégia e dicas

Marcas Próprias. Conheça um pouco mais!

Solicite agora um estudo customizado para o seu negócio.

Solicite agora um estudo customizado para o seu negócio.
Cidade das Letras - Sebo Virtual www.cidadedasletras.com.br