DESTAQUES:

A lua em cada um de nós.

O princípio feminino é intrínseco ao ser humano
por: Luciana M. S. Ferraz

Uma das coisas que me atraiu na Organização Brahma Kumaris foi a possibilidade de fazer a ponte entre fatores que pareciam opostos. A coexistência de valores e qualidades, antes tidas como excludentes, me ajudou a romper algumas crenças que limitavam minha percepção do ser grandioso que somos. Ao compreender nossa complexidade a ponto de dizer que cada pessoa é ‘um mundo’, também passei a ver que a própria essência do ser humano está calcada num destes opostos coexistentes.

Por um lado, somos todos iguais como seres espirituais, energias metafísicas ou almas de luz. Em contrapartida, somos diferentes, seja no tocante aos interesses, gostos, personalidades ou, simplesmente, porque cada um de nós tem uma história singular na Terra. Isso é reflexo dos relacionamentos e experiências, das influências do meio, da cultura e da religião.

Neste cenário em que cada um de nós é ator e herói do palco de nossas vidas, o Sol e a Lua são poderosos holofotes que trazem luz, inspiração e energia ao desempenho humano. São também princípios universais de qualidades que retratam o masculino e o feminino. O Sol, visto como o princípio masculino, representa a força, o movimento, o dinamismo. Já a Lua, o feminino, simboliza a intuição, a sutileza, o cuidado, a aceitação. Ambos se complementam e são necessários para o desenvolvimento completo do ser. Um não é melhor do que o outro, nem se referem ao homem ou à mulher. Eles são aspectos da mesma vitalidade, como polaridades opostas que coexistem de forma equilibrada no indivíduo consciente e espiritualizado.

Sol e Lua

Conhecer as qualidades solares e lunares nos ajuda a compor um poderoso espelho, no qual verificamos a face profunda de nosso ser interno e descobrimos em quais aspectos é necessário o refinamento de nossas habilidades para nos tornarmos plenos como o Sol e a Lua cheia. Às vezes, precisamos agir, outras, recuar. Com certas pessoas podemos ser claros e firmes, com outras temos que ser brandos, senão elas ''quebram''. Há momentos da vida em que precisamos ter coragem para tomar uma atitude. Em outros, porém, a paciência é a melhor solução.

Faz parte da experiência alcançarmos o equilíbrio e a complementaridade entre as qualidades para termos sucesso no enredo de nossas vidas. Temos que ter uma reserva de poder espiritual para que possamos acessar a qualidade necessária, na hora certa. Apenas quando tivermos cada virtude desenvolvida plenamente, garantiremos o equilíbrio ou a temperança na nossa ação. O conhecimento do significado das qualidades positivas e a sua aplicação no dia-a-dia garantem o seu desenvolvimento ao ponto de tornarem-se naturais no nosso desempenho. Esta é uma meta a ser alcançada e uma aprendizagem que se estende ao longo de nossa existência.

Todos carregamos o Sol e a Lua, como princípios a serem cultivados dentro de nós e temos como referência Deus, a fonte de toda benevolência e força espirituais, com quem aprendemos que somos estrelas vivas: estrelas de esperança, de paz e de sucesso na constelação humana. Agora é só meditar e despertar sua luz. Ela já existe internamente e apenas requer que você conecte o interruptor da sua consciência.

Luciana M. S. Ferraz é socióloga e coordenadora nacional da Organização Brahma Kumaris. Autora dos cds de meditação orientada Sol e Lua, Viagem Interior e Meditação Raja Yoga, dentre outros.

Pricing no varejo. Entrevista de Marcelo Aranha à Revista AlShop.

Pricing: Teoria, estratégia e dicas

Marcas Próprias. Conheça um pouco mais!

Solicite agora um estudo customizado para o seu negócio.

Solicite agora um estudo customizado para o seu negócio.
Cidade das Letras - Sebo Virtual www.cidadedasletras.com.br