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Preço perde para atendimento na escala de importância do consumidor

Na hora de adquirir um bem ou serviço, o atendimento é mais levado em consideração pelos consumidores superando até mesmo a qualidade do produto ou o preço. A informação faz parte da pesquisa “As empresas que mais respeitam os consumidores”, realizada pelo Grupo Padrão, que identificou as preferências dos brasileiros na hora da compra.

No quesito atendimento, apontado como mais importante por 61% dos entrevistados, cerca de 34% destacaram educação, cortesia e boa apresentação como essenciais. Para Roberto Meir, especialista em relações de consumo do Grupo, os brasileiros estão cada vez mais exigentes, pois conhecem seus direitos e cobram as corporações para que eles sejam cumpridos.

A qualidade dos produtos ficou em segundo lugar como quesito que mais pesa na decisão de compra: preferência de 26% dos entrevistados, dos quais 14% elegeram durabilidade, garantia, selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) e embalagem como os itens mais importantes nesse quesito.

A imagem da empresa detém a atenção de 24% dos entrevistados na hora de adquirir um bem ou serviço, sendo que 4% levam em conta projetos de responsabilidade social. Ainda de acordo com a pesquisa, o brasileiro, pelo menos os entrevistados, não se preocupam tanto com o bolso: apenas 12% apontaram o preço como fator mais importante na hora de adquirir um bem ou serviço.

O estudo foi feito com consumidores das classes A, B, C e D acima de 18 anos, moradores de São Paulo (capital e interior), Recife, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
Fonte: Infomoney

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