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Abordagem diferenciada chega aos rótulos de produtos para limpeza

A indústria de limpeza tem investido forte em marketing. Um indício é a mudança na linguagem dos rótulos dos produtos. Sabão em pó, detergentes, alvejantes e panos para limpeza agora trazem informações mais complexas para o consumidor. Diferentemente de alguns anos atrás quando a comunicação era mais simples, como o sabão em pó que “lavava mais branco”. Hoje, os componentes e propriedades dos itens estão estampados nas embalagens. Nos supermercados, é possível encontrar produtos “antibactérias”, com “oxibarras” ou bolhas de “oxifresh” e até um “detector inteligente de manchas”.

A estratégia de marketing adotada pelas indústrias de limpeza é convencer a consumidora a levar para casa produtos de maior valor agregado. Ao estabelecer esse estilo de propaganda, mostrando as propriedades e inovações tecnológicas, as empresas querem realçar a ideia de praticidade, pois esses itens estão associados a menos esforço para deixar a casa limpa.

Uma pesquisa realizada pela empresa Sophia Mind, do site Bolsa de Mulher/Ideiasnet, para o Jornal Valor Econômico, revelou que, mesmo as mulheres com empregadas domésticas em casa, costumam executar tarefas de limpeza. Das 713 entrevistadas, 78% participam da higiene doméstica de alguma forma e 85% compram pessoalmente os produtos utilizados. Muitas delas enxergam esse serviço como uma extensão de sua personalidade. De olho nisso, as fabricantes investem em diversificação de odores e fórmulas. É o caso da marca Veja, da Reckitt Benckiser, que deve investir R$ 50 milhões em marketing neste ano.
Fonte: Época Negócios e Valor

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