R$ 12 bilhões foi o que o segmento movimentou em 2009. Desse montante, R$ 4 milhões correspondem ao faturamento de fabricantes menores. O avanço dos pequenos do setor foi identificado pela Nielsen. Segundo a consultoria, já existem marcas menores que ultrapassaram as líderes do mercado, pois oferecem maior custo-benefício.
A fabricante paulista Idealax, que possui sete produtos, como amaciantes, detergentes e limpa-vidros, teve crescimento de 30% no último ano, enquanto o desempenho do setor foi de 7%, segundo a Abipla (Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins). Já a carioca Limppano, que produz mais de 80 itens, como esponjas sintéticas e de aço, panos para limpeza e luvas, registrou nos últimos cinco anos expansão média de 17%, atingindo faturamento de R$ 60 milhões.
Os maiores consumidores das marcas pequenas são as classes C, D e E. Para garantir o bom desempenho nas vendas, os fabricantes menores investem em distribuição própria para chegar ao maior número de varejistas e também em marketing direcionado ao consumidor.
Fonte: Brasil Econômico online