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Walmart vai unificar suas marcas próprias


estas são algumas das marcas próprias das grandes redes de supermercado no Brasil

A ideia é transformar as marcas próprias Nacional, Mercadorama, Big e Great Value em Bompreço. Com a reformulação, o Walmart pretende ampliar as vendas das linhas de marca própria em 20% neste ano e ainda dobrar a participação desses itens no faturamento da companhia. Segundo Marcelo Vienna, vice-presidente comercial da rede, concentrar essas marcas é a estratégia para reduzir os custos, o número de fornecedores e ter preços mais competitivos.
“Normalmente os itens de marca própria custam entre 10% e 30% menos que produtos semelhantes de marcas líderes. Com a concentração, será possível reduzir entre 5% e 10% os preços atuais das marcas próprias”, explica. A transição começa com 150 produtos e, ao final do processo de conversão, deve chegar a 2 mil itens.

Consumidores de maior renda

Júlia Pettini, diretora de marcas próprias do Walmart, revela que, ao contrário do que se supõe, os grandes compradores de itens de alimentação e de higiene e limpeza de marcas próprias são consumidores de maior renda, das classes A e B. Ela ressalta que esses clientes conseguem avaliar melhor a relação custo/benefício desses produtos e optam pela marca própria.

Uma pesquisa realizada em março pela Kantar Worldpanel revela que 38,7% dos consumidores das classes A/B compram às vezes ou sempre produtos de marca própria nos supermercados. Para os consumidores das classes C e D/E, os percentuais para essa mesma resposta são 30% e 22%, respectivamente. Outra pesquisa, essa da Nielsen, confirma que, em 2008, 47% dos consumidores de marca própria pertenciam às classes A/B.

Exemplos no setor

Dois anos atrás, o Grupo Pão de Açúcar iniciou reestruturação semelhante. A companhia extinguiu as marcas próprias Extra, CompreBem e Pão de Açúcar. Ficou apenas com Qualitá. "Com a reestruturação, conseguimos escala e esse movimento foi aprovado pelo consumidor", afirma Isadora Sbrissa, gerente da Taeq, outra marca própria do Grupo que reúne os produtos ligados ao bem-estar.

A redução de marcas próprias é um processo lento. No Pão de Açúcar, ainda está em curso. Hoje, há 1,2 mil itens sob a marca Qualitá. Ainda faltam ser convertidos entre 300 e 500 itens. Já o Carrefour não precisou reestruturar sua marca própria porque a linha está concentrada sob o nome da rede. Segundo Claudio Irie, diretor de marcas próprias da companhia, o Carrefour acaba de lançar duas linhas de marca própria, uma voltada para produtos infantis, como fraldas e lenços descartáveis; e outra de produtos destinados a animais domésticos, como rações para cães e gatos.
Fonte: O Estado de São Paulo

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