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Dia das mães otimista no varejo

A previsão está baseada no otimismo e na alta do poder de compra dos consumidores, que, segundo pesquisa divulgada ontem pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), estão dispostos a gastar mais com suas mamães. A proporção dos entrevistados que pretendem elevar as despesas com a data subiu de 9,7% em 2009 para 14,4% este ano. Já a dos que esperam gastar menos, caiu de 32,9% para 19,6%.

O resultado, segundo a FGV, reflete o melhor momento do mercado interno e a diminuição de incertezas em relação à economia. Em todas as classes de renda, a expectativa em relação aos gastos no Dia das Mães é mais favorável este ano. O melhor resultado ocorre nas faixas de renda com maior poder aquisitivo.

O valor médio a ser gasto com presentes aumentou, em média, 1,7%. Entre consumidores com renda familiar até R$ 2,1 mil, 72,2% pretendem gastar até R$ 50. No outro extremo, 58,7% dos entrevistados com renda acima de R$ 9,6 mil planejam comprar presentes com preço superior a R$ 51.

Para garantir alta de 15%, redes investem pesado

O Carrefour, por exemplo, criou dentro de seu e-commerce um hotsite especialmente para indicar as melhores opções de presentes para as mães. A rede preparou sugestões de acordo com diversos momentos do dia, como um café da manhã preparado para a mãe com uma cafeteira nova, ou uma mesa do almoço com pratos especiais.

As dicas incluem ainda cuidados pessoais, como chapinhas e secadores de cabelo, até produtos de tecnologia – câmeras digitais, filmadoras e celulares. Para não ter dúvida de que o presente vai agradar, o hotsite também oferece uma lista com 10 sugestões para o flho escolher. No total, foram compradas mais de 150 mil peças para mesa e cozinha, um volume 30% maior do que em 2009.

Grupo Pão de Açúcar aposta nos diferentes estilos de mães

Entre os principais estilos estão: as mais modernas, aficionadas por tecnologia, e as caseiras, que adoram dedicar seu tempo à família e aos cuidados com a casa. As mais vaidosas também encontram opções em moda e cuidados com o corpo. As lojas do Extra e Ponto Frio e os portais Extra.com.br e Pontofrio.com.br, por exemplo, reforçaram o estoque de micro-ondas, máquinas de lavar roupa e louças.

O Grupo acredita que as vendas de todos os itens de linha branca devem crescer 15% este ano em relação ao mesmo evento em 2009. Os micro-ondas puxam essa expectativa, com alta de 18%. As lava-louças, que começam a ocupar seu espaço na casa dos consumidores, devem crescer em torno de 160%.

A previsão é de que as vendas de roupas femininas da bandeira Extra cresçam 15% no período de 30 dias que antecede a comemoração. A linha de lingerie deve ter vendas superiores a essa média, com 20% de crescimento, e as pashiminas, 50%.

As panelas, pratos, talheres e louças devem atingir expansão de 25%. Já as vendas de flores, um dos itens mais procurados nos super e hipermercados do Grupo durante o período, podem ter alta de 25%.

Pratos especiais na rotisseria

Todas as lojas do Walmart já oferecem um cardápio com várias opções de pratos prontos. O destaque nas rotisserias da rede são as lasanhas e o lombo assado. Outra alternativa é o salmão ao molho de maracujá. A expectativa da rede é de incrementar a venda de pratos prontos em cerca de 15%, comparado com o mesmo período do ano anterior.

Coop foca em promoções

Já nas 30 unidades da Coop, a previsão é de um incremento de 8% a 10% em relação ao Dia das Mães de 2009. Segundo a assessoria da rede, foram preparadas uma série de ofertas e promoções para o período. Os alvos são itens de perfumaria e têxtil, além de celulares, eletroportáteis e TVs LCD. Já no setor de alimentos, a empresa diz que há promoções no setor de carnes, artigos para churrasco e bebidas, por exemplo.

Vendas online devem crescer 40% no período
A expectativa é de que R$ 620 milhões circulem no comércio eletrônico brasileiro durante o período, superando em 40% a mesma data do ano de 2009, de acordo com o e-bit. Além do aumento do número de e-consumidores, a superação definitiva da crise mundial e a entrada maciça da classe C no universo das compras on-line são alguns dos fatores que impulsionam esse forte aumento no volume de vendas.
Fonte: DCI e SM

Pricing no varejo. Entrevista de Marcelo Aranha à Revista AlShop.

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