DESTAQUES:

Apostar em vários formatos acelera expansão, revela pesquisa

Trabalhar com diferentes tipos de loja garante aos varejistas alcançarem maiores taxas de crescimento e lucratividade. A avaliação é resultado do estudo "Os Poderosos do Varejo Global", feito pela Deloitte em parceria com a revista especializada Stores Magazine.

Mais da metade dos 250 maiores varejistas do mundo operam com alguma diversificação de formato. É o que mostra a pesquisa, cuja base de dados foi o ano fiscal de 2008, encerrado em junho de 2009.

Reynaldo Saad, sócio da Deloitte responsável por indústria, varejo e bens de consumo, explica que essa tendência se consolida à medida que o varejo procura entender melhor o consumidor para retê-lo, principalmente depois da crise.

Lojas de material para construção, reforma e decoração vêm se destacando no mercado global, revela o estudo. Drogarias e farmácias, no entanto, estão entre os formatos que perdem fôlego para competir frente ao aumento da oferta de produtos farmacêuticos em supermercados, hipermercados e varejistas de produtos de massa.

Outro dado da pesquisa é sobre as vendas on-line. Elas já significam 6,6% da receita de 100 grandes varejistas globais que trabalham com esse canal. Para Saad, nesse sentido, o Brasil em nada fica devendo aos principais competidores do mundo. "Em 2009, cerca de 8% das vendas do varejo brasileiro vieram da internet", afirma o consultor.

Três brasileiras estão entre os 250 maiores do varejo global: Grupo Pão de Açúcar (92ª posição), Casas Bahia (131º lugar) e Lojas Americanas (200ª). No on-line, apenas o Pão de Açúcar aparece entre os 100 maiores. Como não inclui 2009, o ranking não considera dois grandes movimentos recentes do Pão de Açúcar: a compra do Ponto Frio em junho e a fusão com a Casas Bahia em dezembro. Esta última operação, porém, ainda está sendo revista pelos sócios
Fonte: Valor Econômico

Pricing no varejo. Entrevista de Marcelo Aranha à Revista AlShop.

Pricing: Teoria, estratégia e dicas

Marcas Próprias. Conheça um pouco mais!

Solicite agora um estudo customizado para o seu negócio.

Solicite agora um estudo customizado para o seu negócio.
Cidade das Letras - Sebo Virtual www.cidadedasletras.com.br