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Fidelizar colaboradores. Estratégia de Gigantes.

Essa não é uma tarefa fácil, mas quando realizada com sucesso, garante vantagens para a empresa. Segundo Roberto Nascimento de Oliveira, professor do Núcleo de Estudos de varejo da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), uma delas é a possibilidade de fazer pesquisa de opinião com esses colaboradores, cujo objetivo é gerar ações de melhoria voltadas para o atendimento dos demais clientes.

Como também compram e utilizam serviços da loja, esses funcionários podem contribuir fornecendo informações sobre pontos negativos, como mau atendimento, falta de produtos, sugestão de novos serviços e inclusão de novos itens e categorias no mix, entre outras coisas. Uma dica é levantar questões para que todos os departamentos da loja sejam avaliados. Outra vantagem é que eles ajudam a aumentar o volume de vendas da empresa.

O GPA (Grupo Pão de Açúcar), por exemplo, oferece a cada um de seus 70 mil funcionários desconto de 5% nas compras efetuadas em toda a rede, com débito em folha de pagamento, por meio de multicheque. Os colaboradores também ganham descontos de até 25% no setor não-alimentício e nos postos de gasolina, e têm a opção de parcelar as compras com seu cartão exclusivo.

O Grupo acredita no desenvolvimento. “A companhia realiza suas ações e políticas de recursos humanos baseada em critérios de promoção da qualidade de vida por meio dos quais traz um amplo pacote de benefícios que visam a estimular e contribuir com o desenvolvimento pessoal e profissional de todos os seus colaboradores e seus familiares”, conta Fernando Soleiro, diretor de Recursos Humanos do GPA.

Cartão exclusivo é estratégia do Carrefour e do Walmart

Já a rede francesa Carrefour fideliza por meio do cartão-funcionário Carrefour que dá direito a 5% de desconto nas compras efetuadas na rede, e este percentual aumenta em datas sazonais, como, por exemplo, o próximo Dia das Mães, quando os descontos para o setor de eletro chegam a 15%.

Uma funcionária do Carrefour que está na empresa há nove anos e tem salário de R$ 780 afirmou que seu gasto mensal na loja é de em média R$ 300. A funcionária optou por não se identificar à equipe do DCI (Diário do Comércio, Indústria e Serviços), e comenta que a escolha por fazer compras no seu local de trabalho também se justifica com as promoções que no dia a dia ela acaba por acompanhar de perto.

A rede norte-americana Walmart, possui em média 80 mil funcionários detentores dos cartões exclusivos para compras na rede. Cada colaborador tem direito a dois cartões que podem ser utilizados em toda a rede Walmart, em qualquer País. Um desses, é para desconto de 10% em produtos não-alimentícios da loja. Nesse caso é necessário efetuar o pagamento à vista, por qualquer meio aceito pela rede.

O outro cartão oferece percentual de desconto ainda maior, de 25% para as compras nas farmácias da empresa, este, com débito em folha de pagamentos; outra característica importante deste cartão, é que o funcionário pode comprometer até 40% da sua renda mensal em compras. O Walmart Brasil oferece, ainda, a seus colaboradores, o cartão de sócio Sam's Club, que é um braço da rede, um clube de compras só para associados.
Fonte: DCI

Pricing no varejo. Entrevista de Marcelo Aranha à Revista AlShop.

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