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Produtos expostos na frente do caixa vendem 50% mais

É preciso, no entanto, selecionar os itens que podem ser colocados nos chamados checkstands. Segundo a Ampro (Associação de Marketing Promocional), o local é indicado principalmente para produtos de impulso. “São itens que geralmente não estão na lista de compras, mas naquele momento podem chamar a atenção do consumidor, como uma revista que ele vê a capa e decide pela compra”, diz Guilherme de Almeida Prado, presidente da entidade.

Entre as mercadorias compradas por impulso estão doces, pilhas e aparelhos de barbear descartável. Já os chamados produtos destino – aqueles que levam o cliente para dentro da loja – não têm a exposição recomendada nos checkouts. É o caso do feijão, arroz e leite. Esses itens precisam ficar nas gôndolas tradicionais para que o cliente circule mais tempo pela loja. Quando isso acontece, há mais chances de ele levar para casa mercadorias que não havia planejado.

Como incentiva a compra por impulso, os checkstands são muito disputados pelos fabricantes. E isso deve ser levado em conta pelos varejistas na hora de negociar com as indústrias. Melhorar as condições de preço ou de prazo de pagamento são algumas alternativas. “Os espaços para a comercialização de produtos são limitados e a concorrência é grande. Em um hipermercado são 30 mil produtos, logo, qualquer ação que garanta um aumento de vendas é boa tanto para o fabricante quanto para o lojista”, diz o presidente da Ampro.
Fonte: Rede Bom Dia

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