O segmento – disputado atualmente apenas pelas marcas Protex, da líder Colgate, e Ypê Action, do grupo Ypê (Química Amparo) – terá mais duas marcas: Dettol, da Reckitt-Benckiser, e Lifebuoy, da Unilever.
A marca Dettol já existe no exterior e cresce 10% ao ano no resultado global, segundo a empresa. Para comercializá-lo no Brasil, a Reckitt, em um primeiro momento, irá exportá-lo da China. Só depois, deverá investir em fábricas locais.
O sabonete antibacteriano é vendido no exterior por cerca de 80 centavos de libras a unidade (cerca de R$ 2,10). Em outros países, a marca também está presente em outros segmentos. Caso de enxaguatório bucal e sabão líquido para mãos, o que permite à companhia ampliar o portfólio nos próximos anos no País.
Já a marca Lifebuoy, da Unilever, começa a ser comercializada no Brasil em julho. O produto, líder global em vendas no segmento, também é vendido em 34 países, de acordo com a empresa. A companhia não divulga investimentos ou estratégias, mas informa que ainda estão sendo definidas as redes onde o produto será vendido.
Segundo a Abihpec (Associação Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), o mercado brasileiro de produtos para o banho movimentou US$ 2,19 bilhões em 2008, um salto de 34% em relação ao ano anterior.
Fonte: Valor Econômico/Portal Exame