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A importancia dos clusters no varejo

Apesar de sinais da crise ainda recente, encobertos pela "vontade" política de virar rapidamente essa página, a realidade do varejo brasileiro e em especial do segmento supermercadista no Rio de Janeiro é outra. Sabemos que as empresas do setor não deixaram de lado seus planos de expansão nem suas estratégias de crescimento. Salvo alguns ajustes e alguns apertos nas negociações com fornecedores, nosso varejo "vai bem, obrigado". Justamente por isso, a visão estratégica do pequeno e médio varejo carioca deve ampliar o foco um pouco mais, se distanciar de ações e situações do dia-a-dia para privilegiar uma visão macro do seu negócio. Isso já é feito rotineiramente por grandes redes varejistas. Por exemplo: Imagine uma pequena rede de supermercados, com lojas em diversos bairros da zona norte e baixada fluminense. Em algumas situações, esta rede tem mais de uma loja no mesmo bairro. E a lógica leva a montar o mesmo layout e oferecer o mesmo sortimento qualitativo nas duas lojas. Em outras palavras, é bastante comum - quase padrão - que redes pequenas de supermercado façam isso; Afinal de contas, os resultados não serão negativos. Contudo, os resultados poderiam ser muito mais positivos se a gestão estratégica da empresa tivesse conhecido e estudado, antes de inaugurar as lojas, o real potencial de venda de cada uma delas. O perfil econômico e comportamental do consumidor de um mesmo bairro pode ser diferente de um quarteirão para o outro. É necessário identificar as zonas primárias, a concorrência e realizar pesquisas com seus targets, para então cruzar informações com pesquisas já realizadas por algumas grandes indústrias líderes em suas categorias. Só assim pode ser identificado o real potencial de compra e tendências de consumo de determinada micro-região. Quem sabe com este trabalho de pesquisa a empresa não descobre lacunas não preenchidas, necessidades de serviços não atendidas daquele público? Podemos chamar esta definição de Cluster. Clusters são grupos; Aglomerados. No varejo, cluster é uma seleção de lojas que possuem o mesmo padrão, perfil e conceito em relação à padrões sócio-econômicos, tamanho, destino e mix. Utilizando todos os dados levantados, a empresa poderá então clusterizar seu sortimento, focar novamente sua visão estratégica, chegando até no detalhe do número de frentes que cada SKU "merece" em suas gôndolas, otimizando assim venda e rentabilidade. Mais a frente, virá a necessidade de implantar gerenciamento por categorias, mas isso é uma outra história...

Pricing no varejo. Entrevista de Marcelo Aranha à Revista AlShop.

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