DESTAQUES:

Alteração de Layout gera até 30% de crescimento em vendas

Responsável há 2 meses pelo gerenciamento por categorias do Supermercados Princesa, rede com 17 lojas localizadas no Rio de Janeiro e Região dos Lagos (RJ), Marcelo Aranha realizou um trabalho de mudança de local em alguns lineares da loja de Copacabana (Rua Bolivar).
A mudança envolveu as categorias de Biscoitos, Salgadinhos e Amendoins, Bebidas, Higiene & Perfumaria, Limpeza entre outras. O objetivo era oferecer uma "solução completa de compra" aos shoppers, ao invés de simplesmente expor e vender produtos.

Os biscoitos e torradas que agregam venda e geram tráfego aos matinais, foram remanejados de uma extremidade da loja (antes próximos aos caixas) para lineares que compõe uma solução, próximos à padaria, cereais matinais e leites.

No antigo corredor de biscoitos foram implantados o Bazar e os papéis (toalhas de papel, guardanapos e papel higiênico).
Atrás do Bazar foi criado um ambiente com apelo de “cantinho do bebê” com produtos infantis e em frente à ele, a exposição de perfumaria foi categorizada conforme a lógica geradora de tráfego (venda) X impulso (margem) – seguindo dados do comportamento da mulher ao comprar produtos desta categoria.

As bebidas destiladas foram categorizadas, agregando no mesmo linear exposição de amendoins e nuts para promover a compra por impulso. Junto a isso, os vinhos foram alinhados por país de origem na vertical e tipo de uva na horizontal.

Em conjunto com uma equipe formada por profissionais do próprio Princesa e colaboradores de alguns fornecedores como Unilever, Pepsico (Elma Chips) e Kraft, as mudanças contaram também com reposicionamento de marcas nas gôndolas para aumento da visibilidade e exclusão de alguns SKUs, adequando a profundidade do sortimento à procura do shopper e ao tamanho da categoria em loja.

Passados 30 dias da mudança, os resultados medidos são super positivos e algumas categorias como Bomboniere e Salgadinhos superam crescimento acima de 30% em relação à média das demais lojas do grupo.

Pricing no varejo. Entrevista de Marcelo Aranha à Revista AlShop.

Pricing: Teoria, estratégia e dicas

Marcas Próprias. Conheça um pouco mais!

Solicite agora um estudo customizado para o seu negócio.

Solicite agora um estudo customizado para o seu negócio.
Cidade das Letras - Sebo Virtual www.cidadedasletras.com.br