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Com tecnologia, Unicompra reduz ruptura de 12% para 8%

Por: Redação SM
Ruptura não era assunto que preocupasse a Unicompra, maior rede de supermercados de Alagoas. A empresa nem desconfiava que enfrentava esse grave problema até que aplicou questionários nos clientes para medir o grau de satisfação com o atendimento das lojas – são 16 unidades.

Não deu outra. Era com a falta de produtos que os consumidores mais se incomodavam. “Surpresos, partimos para o diagnóstico das causas e iniciamos as correções. Em dois anos, reduzimos a ruptura de 12% para 8%”, conta orgulhoso Rusijanio Lúcio Freire, diretor de marketing da rede.

De acordo com o executivo, os principais entraves ocorriam porque os fornecedores atrasavam na entrega ou entregavam pedidos incompletos. Mas foram identificadas também falhas de comunicação entre as lojas, centro de distribuição e o setor de compras: não havia levantamento eficaz de estoque no CD e em cada loja, e nem dos produtos mais vendidos.

“Identificamos ainda problemas no reabastecimento da gôndola: algumas vezes o produto estava em estoque, mas as prateleiras permaneciam vazias, e em outras, a mercadoria estava simplesmente na seção errada, o que causava falsa ruptura”, diz Freire.

Maior investimento em softwares

Detectados os obstáculos, foram adotadas as medidas que trariam a solução. O primeiro passo foi realizar uma análise do perfil dos consumidores, a fim de definir o sortimento específico de cada loja. “Eliminamos os produtos de baixo giro, abrindo espaço para armazenagem nos depósitos de cada loja e também no centro de distribuição”, salienta Freire.

A rede treinou ainda todos os colaboradores, mostrando os motivos e as consequências da ruptura de cada loja. Reuniões com encarregados de cada setor tornaram-se rotina, especialmente para motivá-los a acompanhar os estoques e estreitar o relacionamento com os compradores.

“Verificamos ainda o nível de ruptura em cada dia da semana, para identificar os momentos em que a demanda crescia e, portanto, exigia mais cuidado no abastecimento. O maior investimento, contudo, foi na área de tecnologia, para obter inventários consistentes e informações precisas de produtos e marcas mais vendidos”, diz Freire.

A empresa informatizou toda a rede por meio do software de gestão integrado Ciss-Poder, que auxilia os compradores a acompanhar as vendas e o estoque dos produtos e permite realizar pedidos mais realistas. Além disso, a produtividade aumentou, dispensando reforço da equipe, mesmo com o crescimento real nas vendas de 22% – R$ 151,3 milhões em 2009.
Novos fornecedores para diminuir dependência

De nada adiantaria resolver os problemas na empresa, se não fossem tomadas medidas em relação aos fornecedores, que não cumprem prazos de entrega ou não entregam o pedido completo. Um dos caminhos adotados foi diversificar o número de fornecedores em todas as categorias de produtos.

“Cerca de 80% das nossas compras são feitas diretamente com as indústrias, porém temos vários distribuidores cadastrados para suprir qualquer eventualidade no atraso ou falta de produtos. Também compartilhamos produtos entre as lojas. Se uma unidade tem itens em falta é abastecida pela loja cujo estoque tem alguma folga. Freire reconhece que essa atitude ainda é necessária porque a rede não conseguiu identificar o estoque mínimo a partir do qual os pedidos deverão ser disparados. “O ‘estoque regulador’ ainda está em fase de teste, mas vamos chegar lá. A ideia é continuar diminuindo a ruptura ”, finaliza.

Perfil da rede Unicompra

Fundação: 1985
Sede: Arapiraca (AL)
Nº de funcionários: 1.400
Nº de lojas: 16
Tipo de lojas: supermercados
Perfil de público: todos
Tíquete médio: R$ 34,00
Faturamento em 2009: 151,3 milhões
Crescimento real em 2009: 22%
Previsão de crescimento para 2010: 25%
Fonte: Supermercado Moderno, Online

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